Solicitar a Revisão de Cobrança

  • O que é?

    O usuário pode solicitar a revisão de cobrança para contas de água acima de 1,5.

  • Órgão Responsável/Departamento

    Serviço Autônomo de Água e Esgoto - Supervisão de Atendimento ao Público

  • Horário de Atendimento

    Segunda a sexta-feira, de 7h30 às 17h.

  • Quem pode Solicitar

    Todos os usuários

  • Onde Solicitar

    SAP (Supervisão de Atendimento ao Público) do SAAE-VR, localizada na Av. Lucas Evangelista, nº 643, Aterrado/VR.
    Telefone: 3344-2900.

  • Documentos Necessários/Informações Necessárias

    Carteira de identidade;
    CPF;
    Leitura atual do Hidrômetro;
    Comprovação de onde é o vazamento (fotos, nota fiscal, etc).

  • Principais Etapas

    Usuário faz todos os testes de vazamento;
    Usuário comparece a SAP (Supervisão de Atendimento ao Público);
    Solicitar a revisão de cobrança diretamente ao atendente no guichê;
    Apresentar a leitura atual do hidrômetro;
    Apresentar onde foi o vazamento (fotos, nota fiscal etc.);
    SAAE analisa e verifica a solicitação;
    SAAE avalia medida a ser tomada;
    SAAE dá resposta ao usuário.

  • Taxas:

    0.00

  • Previsão de realização

    Não há como estipular.

  • Mais informações

    O usuário deve fazer todos os testes de vazamento conforme as instruções do folder fornecido pelo SAAE-VR antes de ir até a SAP.
    O folder encontra-se disponível no link abaixo.

    O SAAE não é responsável por revisão interna, responsabilidade totalmente do usuário.

    Após o usuário comprovar onde foi o vazamento (fotos, nota fiscal etc.), após análise do SAAE-VR, se for um vazamento não visível (ex: ramal interno/debaixo no piso) é aplicada a Portaria de vazamento nº 70/2017 nas respectivas contas conforme mostra abaixo. Se for vazamento visível o SAAE não faz alteração de conta.

    Caso o usuário não encontre o vazamento, o SAAE busca o hidrômetro para teste nos casos que tenham passado sua vida útil (5 anos), se for reprovado, o hidrômetro é substituído (sem custo) e é aplicada a Portaria nº 91/1994 na respectiva conta conforme explica abaixo;

    Caso o hidrômetro não tenha passado da sua vida útil, o SAAE-VR sugere ao usuário pedir o teste no hidrômetro com custo (caso for aprovado) R$ 54,03. O agendamento do teste na bancada pode ser acompanhado pelo usuário.

    Portaria 70/2017: “O consumo reduzido, por vazamento, após a redução de consumo de cada conta, será estabelecido da seguinte forma:”
    I) Na 1ª conta deverá ser cobrado a média;
    II) Na 2ª redução R=1,5 média;
    III) Na 3ª redução R=2,0 média;
    IV) Na 4ª redução R=2,5 média.

    Portaria nº 091/1994: Art.11 – "Constatado defeito no hidrômetro, após a revisão da conta, a mesma poderá ser cobrada pela média dos 06 (seis) meses anterior, ou pela projeção de consumo registrado pelo novo aparelho.”

    documentos/SAAE_-_REVISÃO_ORIENTAÇÕES.pdf

Imprimir Voltar

Esta informação foi útil para você?

40

27

Deixe seu comentário sobre o serviço consultado.