Solicitar a Revisão de Cobrança
-
O que é?
O usuário pode solicitar a revisão de cobrança para contas de água acima de 1,5.
-
Órgão Responsável/Departamento
Serviço Autônomo de Água e Esgoto - Supervisão de Atendimento ao Público
-
Horário de Atendimento
Segunda a sexta-feira, de 7h30 às 17h.
-
Quem pode Solicitar
Todos os usuários
-
Onde Solicitar
SAP (Supervisão de Atendimento ao Público) do SAAE-VR, localizada na Av. Lucas Evangelista, nº 643, Aterrado/VR.
Telefone: 3344-2900. -
Documentos Necessários/Informações Necessárias
Carteira de identidade;
CPF;
Leitura atual do Hidrômetro;
Comprovação de onde é o vazamento (fotos, nota fiscal, etc). -
Principais Etapas
Usuário faz todos os testes de vazamento;
Usuário comparece a SAP (Supervisão de Atendimento ao Público);
Solicitar a revisão de cobrança diretamente ao atendente no guichê;
Apresentar a leitura atual do hidrômetro;
Apresentar onde foi o vazamento (fotos, nota fiscal etc.);
SAAE analisa e verifica a solicitação;
SAAE avalia medida a ser tomada;
SAAE dá resposta ao usuário. -
Taxas:
0.00
-
Previsão de realização
Não há como estipular.
-
Mais informações
O usuário deve fazer todos os testes de vazamento conforme as instruções do folder fornecido pelo SAAE-VR antes de ir até a SAP.
O folder encontra-se disponível no link abaixo.O SAAE não é responsável por revisão interna, responsabilidade totalmente do usuário.
Após o usuário comprovar onde foi o vazamento (fotos, nota fiscal etc.), após análise do SAAE-VR, se for um vazamento não visível (ex: ramal interno/debaixo no piso) é aplicada a Portaria de vazamento nº 70/2017 nas respectivas contas conforme mostra abaixo. Se for vazamento visível o SAAE não faz alteração de conta.
Caso o usuário não encontre o vazamento, o SAAE busca o hidrômetro para teste nos casos que tenham passado sua vida útil (5 anos), se for reprovado, o hidrômetro é substituído (sem custo) e é aplicada a Portaria nº 91/1994 na respectiva conta conforme explica abaixo;
Caso o hidrômetro não tenha passado da sua vida útil, o SAAE-VR sugere ao usuário pedir o teste no hidrômetro com custo (caso for aprovado) R$ 54,03. O agendamento do teste na bancada pode ser acompanhado pelo usuário.
Portaria 70/2017: “O consumo reduzido, por vazamento, após a redução de consumo de cada conta, será estabelecido da seguinte forma:”
I) Na 1ª conta deverá ser cobrado a média;
II) Na 2ª redução R=1,5 média;
III) Na 3ª redução R=2,0 média;
IV) Na 4ª redução R=2,5 média.Portaria nº 091/1994: Art.11 – "Constatado defeito no hidrômetro, após a revisão da conta, a mesma poderá ser cobrada pela média dos 06 (seis) meses anterior, ou pela projeção de consumo registrado pelo novo aparelho.”